domingo, 22 de agosto de 2010

- O que constitui um guerreiro -


A guerra acontece num súbito momento de dispersão de pensamentos e sentimentos. Eu ainda aprendia os sentidos e valores que impulsionavam o combate, sabia que existia força em mim, mas, ainda não havia aprendido a confiar e tornar corpo tal força.
A guerra acontece num súbito piscar de olhos e, tal ato, divide o momento de vida e morte de um guerreiro e talvez tal ato se perpetue e se estenda para toda a eternidade. Qual é o pior, piscar e fechar os olhos eternamente ao que acontece ou eternamente deixar de ver o que acontece literalmente?
Penso essas coisas porque vi morrer o maior dos homens, digno de se chamar mestre de algumas pequenas coisas, pequenas cosias que, empunhadas por sua determinação tornavam-se grandiosas.
A guerra acontece num súbito momento e eu sabia estar preparado, mas não confiei em minha força. O combate é duro e cruel, injusto e covarde. Enquanto todos combatiam abrindo o espírito para a possibilidade da morte eu, apenas ao instinto de sobrevivência me abria, fraco me enxergava, espadas e foices procuravam minha cabeça e coração, corpo ágil, pensava com o corpo sem saber que o fazia.
O mestre estava lá, líder de si mesmo, o que o tornava líder de uma multidão, coragem contagiante e cativante. Mas até os grandes homens caem diante da covardia, feriram-no com uma lança na perna, e um círculo, de quatro a cinco, pois a necessidade para se derrubar tal guerreiro assim exigiu, o aniquilou.
Mas, antes de morrer, seus olhos encontraram os meus, e pude neles ler a palavra “covarde”. Um piscar de olhos separa o último sopro de vida de sua extinção total, um piscar de olhos decide um momento e marca o coração de um homem.
Agora sou um guerreiro pouco melhor e penso em meus sombrios pensamentos, algumas pessoas nascem nobres, possuem grandezas, mas, aquele que se torna nobre e conquista cada fragmento de virtude transcende todas as medidas de valor.
A guerra acontece num súbito momento e a cada acontecer de guerra procuro encontrar meu espírito a muito perdido, rechaçado e fragmentado. Não tenho mais o que foi e nem o que vem, mas tento tocar e tatear os raios de sol e pingos de chuva que se chocam com meu corpo a todo o momento de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário